Por quanto tempo os discos rígidos realmente vivem?
Manutenção de Equipamentos

Por quanto tempo os discos rígidos realmente vivem?

Imagem representando hd - Infomax Brasil

Por mais de 30 anos, o domínio da computação está intrinsecamente ligado ao humilde disco rígido. Tem sido um relacionamento complexo e às vezes torturante, mas não há como negar o enorme papel que os discos rígidos tiveram no crescimento e na popularização de PCs e, mais recentemente, na rápida expansão do armazenamento on-line e na nuvem. Dada a nossa excessivamente pesada dependência de discos rígidos, é muito, muito estranho que uma informação vital ainda nos ilude: quanto tempo dura um disco rígido?

Agora, antes de todos vocês correrem para a seção de comentários para me dizer quanto tempo duraram os seus discos rígidos, não estou falando anedoticamente. Quero dizer, em números concretos, quanto tempo dura o disco rígido médio? Um ano? Três? Cinco? Como a garantia padrão agora é de apenas 12 meses, os discos rígidos morrem mais cedo? Se eu colocar um novo disco rígido hoje, quanto tempo ainda posso contar com ele?

Surpreendentemente, apesar dos discos rígidos que sustentam quase todos os aspectos da computação moderna (até smartphones), ninguém nunca realizou um estudo sobre a longevidade dos discos rígidos – ou pelo menos, ninguém nunca publicou resultados desse estudo. Até agora.

A Backblaze, uma empresa de backup online ilimitada que mantém 25.000 discos rígidos girando o tempo todo, publicou seus resultados sobre a vida útil do disco rígido – e torna a leitura muito interessante.

Quanto tempo dura um disco rígido?

A Backblaze mantém até 25.000 discos rígidos constantemente on-line nos últimos 7 anos. Toda vez que uma unidade falha, eles anotam e inserem uma substituição. Após 7 anos, o Backblaze agora possui dados e gráficos surpreendentes que detalham a taxa de falhas dos discos rígidos nos primeiros quatro anos de vida.

Imagem representando hd001 - Infomax Brasil

Parece que os discos rígidos possuem três fases distintas de falha. Na primeira fase, que dura 1,5 anos, os discos rígidos têm uma taxa de falha anual de 5,1%. Nos próximos 1,5 anos, a taxa anual de falhas cai para 1,4%. Após três anos, a taxa de insucesso explode para 11,8% ao ano. Em resumo, isso significa que cerca de 92% das unidades sobrevivem nos primeiros 18 meses e quase todas (90%) atingem três anos.

Extrapolando a partir desses números, pouco menos de 80% de todos os discos rígidos sobreviverão até o quarto aniversário. A backblaze não tem números além disso, mas seu ilustre engenheiro, Brian Beach, especula que a taxa de falhas provavelmente será de cerca de 12% ao ano. Isso significa que 50% dos discos rígidos sobreviverão até o sexto aniversário.

Com estes dados em mãos podemos notar que o seu backup deve estar sempre em dia e a Infomax Brasil tem a solução perfeita para você, entre em contato

BLACK

Crie sua loja virtual profissional

FRIDAY

WeCreativez WhatsApp Support
Nossos consultores estudarão a fundo suas necessidades e apresentarão as melhores soluções para a sua empresa
Olá, posso ajudar?