Três truques para aproveitar ao máximo a automação do Google Ads
O aprendizado de máquina e a automação podem parecer bastante aterradores para as pequenas empresa: esses avanços tecnológicos podem levar ao fim as campanhas executadas por seres humanos em favor de robôs que nunca terão capacidade de adaptação para dimensionar uma campanha e certamente nunca terão esse “toque humano”.
Grande parte desses medos advém da inevitável falta de controle para delegar tarefas às máquinas. Os profissionais de marketing digital vivem sob controle e muitas vezes não são capazes de controlar o processo de lances criativos ou a forma como as consultas são correspondidas às nossas campanhas cuidadosamente elaboradas.
Não precise entrar em pânico porque, como profissionais de marketing digital, podemos oferecer mais do que controlar o processo de lances e correspondências de consulta. Podemos oferecer planejamento estratégico – e toda a automação capaz de ajudar neste trabalho de vender a sua imagem.
À medida que a automação evolui e se torna mais essencial na execução de campanhas bem-sucedidas, precisamos deixar claro que delegar tarefas à máquina não diminui nosso valor. Ela abre nossa largura de banda mental para enfrentar desafios maiores e focar em tarefas estratégicas.
Hoje, estamos compartilhando três fluxos de trabalho que você pode testar agora para começar a usar a automação a seu favor – e construir sua confiança no aprendizado de máquina.
Experimente o lance inteligente em pelo menos uma campanha
Os lances inteligentes costumavam ser exclusivamente um luxo de grande orçamentos a quantidade de redes de anúncios de dados que precisa para ajustar de forma inteligente os lances impediam que qualquer empresa ou pessoa com menos de 100 conversões pudessem usar a ferramenta.
Felizmente, eles evoluíram e agora podem oferecer suporte a campanhas imediatas (desde que você confie no seu acompanhamento de conversões). Mas para isto é essencial conhecer os prós e os contras de cada estratégia de lances automatizados do Google Ads. Depois de entender isso, você pode descobrir qual é o melhor estratégica para sua campanha.
Teste de anúncios responsivos
Quando os anúncios responsivos foram lançados, todos nós perdemos a linha afinal os anúncios são sagrados e apenas os humanos podem criar uma cópia vencedora.
E o Google reconhece que nem todo mundo é um redator e publicará anúncios interessantes. No entanto, anúncios responsivos exigem informações humanas; se a criatividade for ruim, não temos ninguém para culpar, a não ser a nós mesmos.
Os anúncios responsivos são projetados para nos permitirem focar em criatividade, em vez de lançar sete anúncios em um grupo de anúncios e ficar frustrados quando apenas um ou dois são exibidos. Considere adotar a melhor prática de um anúncio de pesquisa responsivo e dois anúncios de texto expandido.
Abrace variantes próximas
Sou um amante de variantes próximas desde que os descobri aparecendo nos relatórios de termos de pesquisa: o Google/Microsoft nos dá acesso a variantes de palavras-chave que costumam receber descontos. Em vez de manter uma estrutura rígida teste as variantes que tenham acesso a um sistema mais econômico.
Ao liberar-se dos lances de variantes e do trabalho correspondente da página de anúncio/destino, você pode se concentrar no valor real do cliente e se vale a pena investir. Além disso, como não há proteção perfeita contra variantes aproximadas (apenas 10 mil negativos permitidos por campanha), combater a correspondência aproximada de variantes será uma tarefa sem fim e inútil.